[Análise] Game of Thrones Genesis



Eu precisava jogar esse jogo para me aprofundar um pouco mais na historia do Sr. R.R Martin (a.K.a Troll). O jogo de estratégia é uma mistura entre a Franquia Total War e alguma coisa nova, nova demais para o momento. Posso separar esse jogo explicando a dinâmica de como tudo acontece.
Se você é leigo na historia de Crônicas de Gelo e fogo vai ficar completamente perdido com esse Genesis sem entender quem são os personagens apresentados e situações desenvolvidas.

1º – Recursos

Como todo bom jogo de estratégia você precisa de material para suas unidades, Game of Thrones não é diferente. Aqui você precisa de ouro e comida. Para o ouro você precisa ganhar cidades próximas que vão te dar esse ouro, comida você precisa de aldeões trabalhando nessas cidades que tenham campos. Cada unidade feita aumenta o custo da próxima evitando uma superlotação de determinada unidade, no caso das unidades militares ela aumenta o custo de todas.

2º – Tempos de paz, hora de planejar

As unidades básicas para o seus momentos de paz são: um emissário, espião, ladrão, assassino, garota nobre. Cada uma dessas unidades consegue anular a outra. Emissários são enviados para conquistar a fidelidade de determinada cidade ou fortaleza, enquanto espião forja alianças por baixo do pano (aquela casa vê aquele lugar como deles, mas não gera renda), garota nobre forja laços de sangue com aquele lugar (suas filhas que você compra com dinheiro), ladrão consegue comprar um emissário inimigo, general ou então incitar uma revolta naquela cidade, Assassino pode matar qualquer uma dessas unidades mas é detectado pelo espião.
Ou seja nenhuma unidade é absoluta, com isso o jogo consegue passar a sensação “não confie em ninguém” que é por consequência o espirito do livro e isso fica muito bem captado no jogo. As unidades apresentam nuances de suas funções básicas, Garota Nobre pode seduzir o emissário, colocar guardas na cidade evita entrada do emissário, enviar um espião na cidade inimiga e fazer dele um capitão, emissário ou assassino.
O espião funciona como a policia secreta detectando alianças secretas, inimigos infiltrados e achando unidades furtivas (Assassino, Ladrão e Espião).
Praticamente um pedra, papel e tesoura.

3º – Guerra

Após formados os laços no jogo, não resta mais nada além de declarar guerra. Durante esse período qualquer aliança por baixo do pano será agora declarada então você pode se assustar ou assustar o oponente. A diplomacia acaba e você não pode mais usar os enviados e aqueles seis acordos por baixo dos panos, ficando tudo restrito a mais pura e simples pancadaria.
Você pode ter tanto exército quanto mercenários, a única diferença é a lealdade, ou melhor a dedicação, mercenários tendem a fugir se as coisas ficarem muito ruim pro lado deles. Os exércitos são em maior numero, leais e dedicados e somente eles podem ser usados em cercos.
As unidades são bem basiconas (levando em conta que estamos falando de Crônicas de Gelo e Fogo isso não é de se estranhar) Arqueiros, Cavaleiros, Lanceiros, Comandantes e o seu Nobre (da casa que estiver jogando no momento). Sim temos as criaturas fantásticas do universo, mas não tanto quanto você gostaria.

4º – Vencendo

O objetivo geralmente é juntar 100 de prestigio e isso pode acontecer antes de que se chegue nos momentos de guerra. Prestigio vocÊ ganha com alianças e mais alianças e as suas jogadas manpuladoras (ou nem tanto) em cima dos inimigos. O primeiro a conseguir x pontos de prestigio ganha.

Problemas

Temos um sério problema de ambientação dentro do jogo. Quando se joga no modo Casa contra Casa e você escolhe ser um Lannister você não começará dentro do rochedo Casterly e sim em um lugar chamado Feudal Home e lá está a sua bandeira. As casas também não tem a personalização a um nível que poderia ser legal (a ponto de serem reconhecidas).
Com isso não parece que estamos jogando algo baseado no mundo de Crônicas de Gelo e Fogo e sim um jogo de estratégia normal como qualquer outro.

Por fim

Com essas considerações eu só posso dizer que esse jogo é assim. Se você quer algo diferente, jogue, se você quer se aprofundar na historia (como eu), jogue, mas se você quer algo completamente chutador de bundas no universo da estratégia… Desencana não é esse o jogo.
Alguns reclamaram dos gráficos, eu os achei o.k. Talvez se tivesse um pouco mais de fluidez ou um pouco mais de customização pudesse ser muito legal, mas estamos falando de história por enquanto. Vejam as screens e digam o que acham.
Dessa vez a nota fica em um singelo 6.
 via: nós geek
Share this article :
 

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Cat Geek - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template | More Trick | IVY Themes
Proudly powered by Blogger