Depois da notícia sobre o vazamento de fotos da atriz Carolina Dieckmann, na internet, todos se perguntam “mas como isso foi acontecer?”. Quem assistiu aos principais programas de notícias da televisão brasileira ouviu do inspetor do Grupo de Operações de Portais a seguinte explicação: “Foi por uso de um software mal intencionado enviado pra conta de e-mail dela, que a gente chama de spam, e a vítima fatalmente clicou nesse spam, ela abriu esse spam no computador ou no portátil dela ou no próprio PC e provavelmente ela tenha deixado esse arquivo ser reenviado, respondido pro autor”. Mas e-mail não é seguro?
Nos dois primeiros artigos que escrevi, expliquei como enviar e-mail e o que fazer ao receber um e-mail. Cheguei a falar sobre o cuidado que devemos ter ao abrir um e-mail. Mas agora, mais atentamente e com maior cuidado vou explicar alguns pontos muito significativos para que você não caia na armadilha que caiu a atriz.
Outro dia recebi um e-mail em que ganhava uma Ferrari e um prêmio em euros, para receber a premiação era só clicar no link. Ora, quem seria tão bonzinho a ponto de dar-me algo se eu nem sequer tenha dado meu nome para concorrer? Não tive dúvidas, excluí o e-mail na hora. Certamente, ao clicar no link estaria instalando em meu computador um software mal intencionado que poderia copiar dados pessoais de meu computador e sabe lá o que fazer com meus dados.
Outros e-mails muito bonitinhos são os cartões virtuais, que você recebe e para visualizá-lo deve clicar no link. Um bom momento para instalar o tal software mal intencionado.
Bancos, receita federal, prefeituras ou lojas não enviam e-mails. Mais ainda se você sequer tem conta neste ou naquele banco. Seja esperto, não tem conta no banco, apaga já! Se tiver, ao acessar sua conta vai ver no site o recado e não em sua caixa de entrada de e-mails, portanto... Exclua imediatamente.
Um amigo enviou um e-mail falando sobre as fotos de tal encontro ou festa e algumas imagens em anexo. Antes de abrir as fotos, ligue ou envie um e-mail para seu amigo(a) perguntando se ele realmente enviou as fotos. Esta tática tem-me ajudado muito a identificar mensagens que venham para dar dor de cabeça.
As famosas correntes, orações, visitas de santos, dietas milagrosas, alimentos que curam vindos por e-mail também podem fazer o serviço de leva e traz de arquivos infectados, spams ou vírus. Encontramos com muita facilidade sites que se ocupam de informar sobre as farsas e lendas da internet. Um deles é o E-farsas, que você pode acessar através do endereço http://www.e-farsas.com .
E o muito, muito importante, mantenha seu anti-vírus atualizado.
Mais informações sobre segurança na internet? Visite o site da Safernet, onde você encontra dicas de segurança para navegar na internet de forma segura.
Outra ferramenta que pode lhe ajudar no uso seguro do e-mail é a CGI.br, Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Seja esperto, não acredite em tudo o que lê. Muitas farsas andam e embalam viagens pelos mares da internet, é preciso estar atento para não se afogar.
Luciane Heffel de Oliveira
Especialização em Linguagem, Ensino e Tecnologia pela UNIVATES – Centro Universitário
Postar um comentário