Tecnologia e Escola - Enviando E-mail


Hoje me vi pensando em como a vida mudou nos últimos 20 anos. O telefone ficou acessível para todos. O celular, antes uma invenção de um futuro distante, está nas mãos de qualquer criança. Computador, internet, celular com televisão, acesso à internet, jogos virtuais,  fakes, Orkut, Facebook, mensagens de texto, mp3, mp4, mp20 e outros mps vem deixando a cabeça de todos nós que nascemos antes da década de 80 um tanto ‘pirados’, para não dizer, abestalhados. O que fazer com tudo isso, como lidar com e-mails, notícias em tempo real, acontecimentos do mundo inteiro entrando em nossos lares, em nossas salas de aula, enfim, em nossa vida. Uma criança pega um celular e já sabe como trocar o plano de fundo, mandar mensagem de texto, tocar uma música, baixar e enviar via Bluetooth vídeos, músicas, arquivos. Que loucura!
Sou professora e diante desta realidade fico apreensiva quando percebo o pouco conhecimento que nós, professores, temos sobre da tecnologia. Mas uma hora temos que espanar o pó de giz da nossa roupa e ir para a sala digital. Temos, necessitamos, é urgente e, como diz a gurizada(Essa só os gaúchos sabem - quer dizer garotada para o resto do país.), já foi! E por onde começar?
Bom, uma coisa há que ser dita: Se colocarmos os meninos diante de uma tela do computador,eles nos darão banho de tecnologia, mas o que queremos não é só ensinar a tecnologia, ela está aí no Google(“o todo poderoso”) ao alcance de qualquer pessoa interessada. Como, afinal, usar a rede sem tornar-se refém dela?
Pensando em minha mãe, que hoje, aos 71 anos começa a dedilhar este bichinho chamado computador, comecemos por algo bem simples, o mais simples possível. Pode parecer óbvio para quem navega há anos pela rede, mas para muitos dos imigrantes digitais(todos nós que nascemos antes da década de 80), mas enviar um e-mail pode ser muito mais simples que uma carta, mesmo assim, temos que conhecer as possibilidades a respeito dele.Um e-mail não é nada mais do que uma simples mensagem de texto, um recado, uma carta que podemos enviar para um ou muitos destinatários usando o sinal @(arroba). Iniciamos vendo os campos que fazem parte do e-mail e como utilizá-los a nosso favor. Uso como exemplo o e-mail do gmail.



No campo 1, Para, vamos digitar o endereço de e-mail do destinatário, por exemplo:xxx@gmail.com, tomando o cuidado para não dar espaços, nem esquecer letras, números ou sinais.
No campo 2, CC, significa cópia, quer dizer, vou mandar um e-mail para um destinatário com uma cópia para outro destinatário, seja para confirmar o envio ou por qualquer outro motivo. Todos os destinatários ao receberem o e-mail saberão para quem o e-mail foi enviado e quem os recebeu.
No campo 3, CCO, significa cópia oculta, isto é quando enviamos um mesmo e-mail para vários destinatários e não desejamos que todos saibam para quem foi enviado, digitamos todos os endereços neste campo, todos separados por “,”(vírgula). Este campo é muito importante quando desejamos enviar um e-mail para um grupo de destinatários. Muitas pessoas, por desconhecimento, envia uma mensagem para todos os seus amigos que estão na sua lista de contatos, e esquecem de colocar com "cco" (que é a cópia oculta) e assim, a mensagem enviada, segue com aquela enorme lista de e-mails junto, muitas vezes a lista de e-mails é maior do que a própria mensagem, um horror! Além do mais, acabam divulgando, sem autorização, e-mails particulares.
No campo 4, digitamos o assunto, isto é, sobre o que vamos tratar na nossa mensagem de texto.
Já no campo 5, digitamos a mensagem que queremos enviar. “Olá, querida amiga. Passo às 19h para te pegar em casa. Beijos” Simples, não?
Na imagem seguinte, o item 5, serve para anexar documentos, fotos, imagens que queremos enviar. Tais arquivos dever estar salvos em nosso computador, no pen drive, cd, dvd, ou seja, nas mídias removíveis onde está salvo o nosso arquivo a ser anexado. Clicamos no link, anexar arquivo, vai abrir uma janelinha onde buscamos o local em que salvamos o nosso arquivo e depois em anexar ou abrir. Aguardamos um minutinho ou mais, conforme o tamanho do arquivo e pronto. Ah, se o anexo for muito pesado, um vídeo, por exemplo, o e-mail pode voltar, fique atento!

O quadro sinalizado abaixo da seta, vemos vários ícones que podem nos ajudar a melhorar o nosso texto.

Vamos lá, então:
1.       significa bold = negrito,
2.       I = itálico, aquela letra cansadinha, hehe,
3.       U = sublinhado,
4.       T = fonte, isto é, o tipo de letra que você vai usar na sua mensagem. Normalmente, usamos fonte times, verdana, ou arial.
5.       TT = Tamanho da letra
6.       A = cor do texto
7.       T = destaque do texto,
8.       A carinha que você vê, serve para enfeitar seu texto, ou usar para expressar seus sentimentos.



9.       Este ícone = link, isto é, você deseja enviar um site para que o destinatário abra quando for ler sua mensagem.
10.   Lista numerada
11.   Lista com marcadores
12.   Menor tabulação
13.   Maior tabulação
14.   Citação
15.   Alinhar o texto à esquerda
16.   Alinhar o texto ao centro
17.   Alinhar o texto à direita
18.   Não gostou da formatação? Selecione o texto e clique aqui e o texto fica limpinho, sem nenhuma formatação, nem negrito, nem itálico, nadica de nada.
Para finalizar, algumas dicas:
·         Coloque sempre o assunto, assim seu amigo vai saber se a importância de abrir ou não.
·         Seja claro na sua mensagem, explique exatamente o que você deseja, dando todas as informações necessárias para que o destinatário não precise ficar retornando o e-mail com perguntas que poderiam ter sido respondidas no primeiro e-mail. Lembre-se, ele não está presente quando abrir sua mensagem.
·         Não envie anexos muuuito pesados. Se for um arquivo que pode ser acessado por alguns sites, prefira enviar o link. Exemplo: vídeos do You Tube, fotos que estão em uma rede social do tipo Orkut, Facebook.
·         Evite usar formatação HTML, seu amigo pode não conseguir abrir sua mensagem.
·         Alguns formatos de arquivos são bloqueados pelos servidores por causa do risco de spans e vírus.
O e-mail é hoje uma das formas mais utilizadas de comunicação, seja para assuntos de trabalho ou para um simples carinho. Por sua facilidade, circulam na rede milhões de e-mails todos os dias. Aproveite, o mundo é nosso, o real e o virtual!
Para os professores, é importante desenvolver atividades de envio e recebimento de e-mails. Saber utilizar com adequação este meio de comunicação pode servir para muitas situações, como: fazer uma reclamação sobre produtos defeituosos que adquirimos, envio de Curriculum Vitae, marcação de reunião, carta formal para o chefe, e por aí vai.
Espero poder ter auxiliado com este primeiro post. Semana que vem, o que fazer com um e-mail, responder, encaminhar e outras dicas.


Luciane Heffel de Oliveira
Especialização em Linguagem, Ensino e Tecnologia pela UNIVATES – Centro Universitário


Atenção: Eu, Eduardo Miorim, tenho a autorização de Luciane Heffel de Oliveira para publicar esta postagem.





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+ comentários + 2 comentários

5 de maio de 2012 às 02:53

Adorei o post Eduardo, estou comentando pois eu mesmo não sabia mandar um e-mail, bom no gmail.com :P Ótimo Post.

6 de maio de 2012 às 09:22

Oi Lucas, o crédito é todo da Luciane Heffel de Oliveira...

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